G R A F D I L

Carregando...

Junho, o Mês do Meio Ambiente

Em Junho comemoramos o mês do meio ambiente. E nada mais importante do que a conscientização de que a responsabilidade ambiental está tanto nas grandes ações, quanto nos pequenos gestos praticados no nosso dia-a-dia!

Por isso, pensamos em explanar para vocês, qual o nosso papel enquanto empresa, para a preservação do nosso ecossistema. 

Vamos começar com o principal, se você já nos segue há um tempo, sabe que papel não desmata. Há muito explicamos que quanto mais a indústria de impressos e outros produtos, em que a matéria prima principal é o papel, crescem e evoluem, mais árvores são plantadas! E melhor ainda, mais campos de reflorestamento são implementados. Além disso, nós contamos com o selo FSC desde 2014, o qual atesta a utilização de matérias-primas provenientes de manejo florestal responsável.

Mas apesar do papel ainda ser a nossa principal matéria prima, ele não está sozinho. Plásticos, como o PP e o PVC, também são muito utilizados pela indústria gráfica. E você sabe qual fim eles levam? 

Ambos são termoplásticos, materiais muito versáteis e fáceis de reciclar, porém a composição deles é diferente. O PP, por exemplo, é um plástico mais neutro que o PVC, o que faz dele um material mais ecológico, e de mais fácil reciclagem, sendo necessário somente a separação do material, lavagem e revalorização para que ele retorne à circulação.

Já o PVC é um polímero que pode sofrer adições na sua composição, a fim de tornar o material final mais resistente. Por isso, sua reciclagem pode ocorrer de 3 formas:

✔Química - que faz com que o material volte a ser matéria petroquímica, sendo utilizada novamente na cadeia.
✔Energética - que decompõe o polímero através de calor o transformado em energia elétrica.
✔Mecânica - transforma o PVC em um novo produto sem a necessidade de quaisquer mudanças químicas. O material é lavado, moído e remodelado em uma máquina.

Ao adquirir algum produto, é possível observar qual foi o material utilizado em sua fabricação. Quando o material for de PVC (policloreto de vinila), o selo de reciclabilidade virá acompanhado do número 3, e quando o material for composto de PP (polipropileno), terá o número 5.

E como eu vou saber se o produto que estou adquirindo será ou não reciclado?

O selo de reciclabilidade não serve somente para nos informar quais são os materiais que compõe determinado produto. Ele também está presente na embalagem como um indicativo que determina se de fato aquele material será reciclado ou não. 

Graças a era tecnológica, um futuro em que consigamos prolongar a vida útil dos materiais a nossa volta já é possível através da reciclagem e a produção e consumo conscientes são a chave para que possamos criar um futuro melhor para todos!

Você também pode nos encontrar ↴

Facebook: https://www.facebook.com/Grafdil

Instagram: https://www.instagram.com/grafdil/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/grafdil-impressos-ltda/ 

Compartilhar:

Outros Posts

Endereço

Av. Florestal, nº 2060 - Dois Irmãos-RS

CEP: 93950-000