G R A F D I L

Carregando...

Calendário Grafdil 2023 - Outubro - Oktoberfest

Oktoberfest de Munique

Uma frase curta marca o início da celebração mais adorada e esperada da Alemanha “zapft is”, que traduzindo significa “o barril está aberto”. Todos os anos, o prefeito da cidade reproduz a frase acima, dando início a festa de casamento celebrada há mais tempo da história.

Sim, é isso mesmo, a Oktoberfest não é apenas mais um motivo para beber muita cerveja, ela surgiu em 1810 para celebrar o casamento do Rei Luís Ludwig I com Tereza da Saxônia. Para comemorar o evento, foi organizada uma corrida de cavalos e uma festa pública que durou uma semana.

A celebração fez tanto sucesso que passou a ocorrer todos os anos, mas ao invés de ser restrita ao povoado de Munique, começaram a vir pessoas de todos os Estados da Confederação Germânica.

De pouco a pouco, a celebração passou a ser alongada e até antecipada, já que no mês de outubro na Alemanha já faz muito frio. Por este motivo, a festa ocorre quase que inteiramente em setembro terminando no primeiro domingo de outubro.

Tutto quello che dovete sapere per godervi l'Oktoberfest - Lonely Planet

A partir de 1918 a Oktoberfest começou a ganhar o título de maior festa de cerveja no mundo, quando a bebida foi liberada para ser servida durante o evento. Título esse que faz jus ao evento já que, atualmente, antes mesmo do prefeito iniciar as celebrações, o desfile típico com as cervejarias oficiais já passa pelas ruas enchendo o caneco da população.

Mas, por carregar este título, a qualidade da cerveja vem em primeiro lugar, e é justamente por isso que somente seis fabricantes são autorizados a fornecer a bebida durante a Oktoberfest, sendo eles, Paulaner, Hofbräu, Löwenbräu, Spaten, Hacker-Pschorr e Augustiner.

Isso ocorre, pois, para fornecer ao evento deve-se cumprir dois requisitos: concentrar sua produção dentro do perímetro urbano de Munique, e as marcas devem respeitar a Lei da Pureza da Bavária, tratado assinado em 1516, que perdura até os dias de hoje e tem a função de regulamentar a produção de cerveja.

Com tudo isso, podemos afirmar que muito mais que cerveja, a Oktoberfest é uma celebração que une pessoas do mundo inteiro para comemorar o que um dia foi um casamento. E você, tem vontade de beber um belo caneco de Chopp em Munique?

Compartilhar:

Outros Posts

Endereço

Av. Florestal, nº 2060 - Dois Irmãos-RS

CEP: 93950-000